Recomendações da Casa 38
A doce vida na Umbria – Marlena de Blasi
… as receitas importam menos que as pessoas que se sentarão à mesa. Muito menos.
Foi minha cunhada, a Tarsila, quem me emprestou. Disse que apesar de um bocadim água com açucar era muito bom! Eu adorei e virei fã da Marlena de Blasi. Antes mesmo de chegar ao fim do livro já comprei os outros dois títulos dela: Mil dias em Veneza e Mil dias na Toscana, que assim que terminar venho contar aqui (cronologicamente são anteriores ao da Umbria).
Marlena é americana, chef de cozinha e crítica de gastronomia. Já com os filhos criados conhece e se apaixona por um veneziano, o Fernando, e menos de um mês depois decide virar a vida de cabeça prá baixo e se mudar para Itália para viver o grande amor! Essa história ela conta em Mil dias em Veneza que já comecei e que também estou adorando.
Para viver, ela e o marido veneziano recebem grupos de turistas interessados em gastronomia com os quais promovem deliciosos tours por pequenas vilas, produtores, restaurantes, ou seja tudo aquilo que adoraria fazer para viver! ;)
Depois de Veneza o casal se muda para Toscana, vive mais mil dias em uma vila e finalmente chegam à Úmbria, onde decidem fixar residência e reformar um palazzo na pequena Orvieto. Neste meio tempo, conhecem e se encantam pelos personagens locais como a linda Miranda dos seios fartos, Neddo e sua história com pêssegos, os pastores Orfeo e Luca, a charmosa Tilde, o aristocrático Edgardo… pessoas que vão chegando e tomando seus lugares à mesa e também na vida do casal.
E o que me encantou mesmo foi a maneira como Marlena vê a vida. Um olhar maduro, delicado, cuidadoso. Me apaixonei por sua maneira respeitosa de interagir com o entorno, de se abrir para o que a vida coloca em sua porta e de perceber a beleza das pequenas coisas… e eu, que como a Rita Lee to ficando velha e cada vez mais doida varrida, terminei a leitura com os olhos marejados e desejando também fazer parte daquela mesa.
PS- ao fim do livro, uma capitulo inteiro com as receitas da autora.
Vale o clique
Melhor que fome
Há muito tempo não ria tanto! O Melhor que Fome é um tumblr muito divertido onde @s autor@s (são anonim@s, mas já contaram que se trata de uma dupla) postam fotos toscas de comida enviadas pelos leitor@s. Confesso que em um primeiro momento fiquei tensa, com medo de ter alguma foto tosca aqui do site na galeria, mas é tão bem humorado (cada foto vem com um comentário hilário) que mesmo que isso acontecesse eu iria rir muito!
Acho especialmente bacana porque apesar da tiração de sarro com a tosqueira alheia, a dupla deixa bem claro tudo não passa de brincadeira e que não é intenção humilhar ninguém… tanto que se prontifica a apagar imediatamente a foto postada caso @ autor@ se sinta ofendid@.
Meu favorito é o bolo de abacaxi menstruado! ;P
Outras cozinhas
Arte Gelati da Paula Saracchi
Conheci o sorvete da Paula quando trabalhava no Tambor com o Oscar. Na verdade, quando ainda era apenas cliente, ia até lá para almoçar as deliciosas massas, já pensando no sorvete da sobremesa. Caí de amores pelo sorvete de nozes com figo e pelo sorbet de pêra. Aliás, fiquei tao apaixonada pelo de pêra que cheguei a receber parte dos meus honorários em sorbet. Para mim era uma alegria quando chegava uma caixa nova, minha boca já enchia d’agua…
Mas o fato é que na época não tive a oportunidade de conhecer a dona dos sorvetes, a Paula Saracchi, apenas sua comprovada fama de fazer sorvetes e sorbets com perfeição e nos sabores mais inusitados (doces e salgados) e de ser a fornecedora do sorvete de grande parte dos melhores restaurantes da cidade.
Eis que cerca de um mês atrás, em uma aula de food styling em sorvetes no Estúdio Gastronômico da Luna Garcia, chega a moça, trazendo duas de suas delícia para o deleite da turma. Confesso que paguei mico. Interrompi a aula, quase me joguei no pescoço dela de tanta emoção e disparei a falar feito louca do sabor e textura do sorbet de pêras…
Daí que não podia deixar de compartilhar aqui a dica dessa artesã aplicada e talentosa e as delícias que ela produz.